DOCENTE: Perla Hayde
Discente: Luana Victoria e Rayanne Rayssa
Linguagem não
verbal
Essencial para o
bom dinamismo, integração dos colaboradores e alcance de melhores resultados,
a comunicação interpessoal nas organizações reflete a capacidade de
operar seus processos de maneira eficiente dentro de uma estrutura
hierarquizada e complexa. Reflete, também, a coerência de líderes ao delegar
tarefas, discorrer sobre metas e objetivos e transmitir conhecimentos ou
feedbacks a seus colaboradores. A comunicação interpessoal pode ser expressa de
duas maneiras: a verbal e a não verbal. A comunicação verbal é aquela
empreendida por meio da fala e da escrita, enquanto a não verbal abrange a
expressão corporal e facial, além de gestos e reações a estímulos que o nosso
corpo recebe.
Quais são os tipos
de comunicação não verbal?
Em nosso dia a dia,
ao nos comunicarmos, utilizamos diferentes tipos de comunicação não verbal, são
eles:
Paralinguagem
São os sons que não
integram o vocabulário da língua utilizada. A maneira de falar,a entonação de
voz utilizada durante a comunicação e eventuais pausas nas falas são as
formas mais comuns de paralinguagem.
Proxêmica
Está ligada ao uso
que o homem faz do espaço a seu redor para se comunicar. Trata de aspectos como
a proximidade relativa aos interlocutores e suas implicações, da influência do
ambiente em que ocorre a comunicação e de outros aspectos ligados ao espaço
físico. Importante dizer que para cada grupo cultural, existe um padrão de
espaço diferente.
Cinésica
Trata-se dos
movimentos que realizamos com todas as partes de nosso corpo, também chamada de
linguagem corporal. Expressões faciais, postura corporal e gestos fazem parte
da comunicação cinésica. Quaisquer outros gestos que acompanhem os atos
linguísticos se enquadram nesta categoria.
Características físicas
Neste tipo de
comunicação não-verbal entram adereços, vestimentas, aspectos físicos e o
impacto provocado por eles no interlocutor. Em suma, a comunicação por
características físicas nada mais é do que a primeira impressão que causamos no
outro.
Quais são as
funções da comunicação não verbal
Uma das principais
funções da comunicação não-verbal é complementar o processo da comunicação
verbal. Graças a comunicação não-verbal é possível dar maior ênfase a mensagem,
reagir contraditoriamente ao que foi dito pelos interlocutores. Além disso, a
comunicação não-verbal possui as seguintes funções:
·
Substituir uma expressão ou frase
·
Atribuir ajustes à fala, pausas e gestos,dando maior compreensão ao que
é dito
·
Expor relações de poder e influências interpessoais
·
Contradizer o que está sendo dito
·
Complementar uma mensagem.
E você, como
utiliza a comunicação não-verbal em suas relações interpessoais? Qual o tipo de
comunicação não-verbal mais comum em seu dia-a-dia? Utilize o espaço abaixo
para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este
conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes
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