sexta-feira, 14 de julho de 2017

GRUPO C - LINGUAGEM NÃO VERBAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DOCENTE: Perla Hayde
Discente: Luana Victoria e Rayanne Rayssa

Linguagem não verbal
Essencial para o bom dinamismo, integração dos colaboradores e alcance de melhores resultados, a  comunicação interpessoal nas organizações reflete a capacidade de operar seus processos de maneira eficiente dentro de uma estrutura hierarquizada e complexa. Reflete, também, a coerência de líderes ao delegar tarefas, discorrer sobre metas e objetivos e transmitir conhecimentos ou feedbacks a seus colaboradores. A comunicação interpessoal pode ser expressa de duas maneiras: a verbal e a não verbal. A comunicação verbal é aquela empreendida por meio da fala e da escrita, enquanto a não verbal abrange a expressão corporal e facial, além de gestos e reações a estímulos que o nosso corpo recebe.
Quais são os tipos de comunicação não verbal?
Em nosso dia a dia, ao nos comunicarmos, utilizamos diferentes tipos de comunicação não verbal, são eles:
Paralinguagem

São os sons que não integram o vocabulário da língua utilizada. A maneira de falar,a entonação de voz utilizada durante a comunicação e eventuais pausas nas falas são as formas mais comuns de paralinguagem.

Proxêmica
Está ligada ao uso que o homem faz do espaço a seu redor para se comunicar. Trata de aspectos como a proximidade relativa aos interlocutores e suas implicações, da influência do ambiente em que ocorre a comunicação e de outros aspectos ligados ao espaço físico. Importante dizer que para cada grupo cultural, existe um padrão de espaço diferente. 

Cinésica
Trata-se dos movimentos que realizamos com todas as partes de nosso corpo, também chamada de linguagem corporal. Expressões faciais, postura corporal e gestos fazem parte da comunicação cinésica. Quaisquer outros gestos que acompanhem os atos linguísticos se enquadram nesta categoria.   
Características físicas
Neste tipo de comunicação não-verbal entram adereços, vestimentas, aspectos físicos e o impacto provocado por eles no interlocutor. Em suma, a  comunicação por características físicas nada mais é do que a primeira impressão que causamos no outro. 
Quais são as funções da comunicação não verbal
Uma das principais funções da comunicação não-verbal é complementar o processo da comunicação verbal. Graças a comunicação não-verbal é possível dar maior ênfase a mensagem, reagir contraditoriamente ao que foi dito pelos interlocutores. Além disso, a comunicação não-verbal possui as seguintes funções:
·         Substituir uma expressão ou frase
·         Atribuir ajustes à fala, pausas e gestos,dando maior compreensão ao que é dito
·         Expor relações de poder e influências interpessoais
·         Contradizer o que está sendo dito
·         Complementar uma mensagem.
E você, como utiliza a comunicação não-verbal em suas relações interpessoais? Qual o tipo de comunicação não-verbal mais comum em seu dia-a-dia? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRUPO C - LINGUAGEM NÃO VERBAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DOCENTE: Perla Hayde Discente: Luana Victoria e Rayanne Rayssa Linguagem não verbal Essencial par...