LINGUAGEM NÃO-VERBAL
Discente: Everaldo Junior, Beatriz Melquiades, Luana
Andra Teixeira, André Calistro
Se entende como
linguagem não verbal toda comunicação que não utiliza, parcialmente, palavras
para transmitir a mensagem. É uma linguagem que age de forma hegemônica na
sociedade devido a sua facilidade de compreensão, manifestando-se em formas de
placas de trânsito e de sinalização em geral, pinturas, esculturas, entre
outras. Além disso, serve como complemento da linguagem verbal para tornar a
comunicação mais objetiva e simplificada vinculada no contexto
sociocultural.
I.
Comunicação interpessoal: A linguagem corporal
é também uma forma de linguagem não verbal, que se transmite através de gestos
e expressões de forma explicita e até mesmo implícita. Ela segundo Albert
Mehrabian, em seus estudos em 1950, é a principal forma de comunicação
interpessoal transmitindo 55% de toda mensagem, seguindo pela forma vocal com
38% e verbal com 7%. Através dela compartilhamos mensagens, sentimentos e
emoções, podendo ser usada como ferramenta de persuasão, muito utilizadas em
propagandas em geral.
KNAPP em seu livro,
La comunicación no verbal: el cuerpo y el entorno, classifica a comunicação não
verbal em proxêmica (uso do espaço pelo homem), tacêsica (linguagem do toque),
paralinguagem (modalidades da voz), características físicas (aparência do corpo),
fatores do meio ambiente e cinésica (linguagem do corpo). Por essas
classificações podemos interpretar diferentes formas de mensagens. Cada gesto
possui diferentes formas de interpretação, alguns universais como o sorriso e
outros que variam de acordo com a cultura e da localidade isso irá depender da
cultura do receptor.
Existem diversas
formas de utilização da linguagem corporal, usando-a como códigos, como os
comandos de um grupo militar; gestos culturais, como o sinal de mão fechada com
o polegar levantado para cima, que na maioria dos países possui o significado
de positivo, já na Itália é visto como um gesto obsceno; gestos de suporte,
usados como auxiliar na compreensão e ferramenta para melhorar a comunicação da
mensagem oral; identificador de sentimentos do orador, existe sinais que emitimos
sem intenção que mostra os nossos sentimentos, assim, existe pessoas que se
tornam especialistas nessa área para saber os significados dos sinais emitidos,
como expressões de medo, mentira, ansiedade, entre outros.
Sendo assim, a
comunicação interpessoal através de gestos e expressões é a comunicação que
gera a troca de informações no mínimo entre duas pessoas, cada qual com sua bagagem
cultural, sem a utilização de palavras buscando uma comunicação perfeita, que é
aquela que a informação emitida é a mesma entendida pelo receptor.
II.
Comunicação visual: Linguagem visual é
quase um “mecanismo”, não só de redução de enunciado (considerando que ela
possui a capacidade de resumir uma informação escrita), como também uma
facilitadora de entendimento (tendo em vista que ela é, na maioria dos casos,
entendida de maneira universal). Por ser
composto por elementos gráficos que sofrem influência direta da sensibilidade
de quem o produz, um texto visual é quase uma obra de arte. Dessa forma, a
linguagem visual consegue ser tão expressiva e carregar tanto significado
quando um artigo de opinião, por exemplo. Para muitos autores, a linguagem
visual é responsável pela formação das pessoas, à medida que consegue instigar
intelectualmente quem tem contato com ela e é considerada mais agradável e
atrativa.
Estruturalmente, essa
forma de linguagem pode ser dividida em cinco formas principais que norteiam a
intenção do autor. São elas: ponto (uma forma visual que apanha uma atenção
imediata e é usada para criar outros elementos gráficos em 2D e até 3D), linha
(que nada mais é que uma cadeia de pontos e possui a capacidade de delimitar
uma forma), forma (é o “desenho” formado pela linha, o conteúdo visual
delimitado por ela), cor (o elemento que possui as funções mais diversas e
variadas, desde atribuir significado a “puxar” a atenção de quem
contempla) e textura (o elemento que faz
a união da visão e do tato, tornando a experiência mais intensa).
O fator que reforça a
característica “artística” da linguagem visual é o fato da própria Arte Visual
ser considerada uma linguagem. É, literalmente, uma linguagem dentro de outra.
Um mero “objeto” pode trazer consigo referências diversas, reflexões, uma
intertextualidade profunda e interpretações distintas. Esse conjunto de fatores
torna a linguagem em questão algo único e versátil. Por isso, a indústria da
propaganda é a principal usuária desse recurso, à medida que a comunicação por
imagens simplifica o complexo, poupa tempo de leitura, chama atenção e ainda
leva dentro de si muito significado dentro de um uma única imagem, por exemplo.
REFERÊNCIAS
Toda Matéria, Linguagem não-verbal. Disponivel em: https://www.todamateria.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/
Portal São Francisco,
linguagem não verbal. Disponivel em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/linguagem-verbal-e-nao-verbal
Silva, Lúcia Marta
Giunta da et al. Comunicação
não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Rev. Latino-Am.
Enfermagem, Ago. 2000, vol.8, no.4, p.52-58. ISSN 0104-1169. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692000000400008&lng=pt&nrm=iso
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