UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MATO GROSSO
Docente:
Perla Hayde
Discentes:
João Vinícius do Prado, Luan Marques e Yasmin Bandeira.
LINGUAGEM
NÃO VERBAL
Linguagem,
ao contrário do que se pensa, não é apenas um conjunto de vocábulos ou
palavras. Esta pode ser qualquer meio de comunicação e expressão. Linguagem não
verbal se utiliza vários meios para se expressar, sendo eles o semáforo, aviso
de “não fume”, bocejo, bater palmas, cores e signos.
A
comunicação é um instrumento muito importante para todas as relações humanas. É
através dela que buscamos conseguir nossos objetivos, e muitas vezes por falta
dela geramos conflitos.
Segundo
a autora Cláudia Mourão para desenvolver habilidades de comunicação é
necessário conhecer pouco mais sobre si mesmo e o outro. Durante uma
comunicação, gestos e expressões tem cerca de 55% de impacto.
A
comunicação não verbal geralmente passa despercebida diante de nossos olhos,
porém existem muitos aspectos que são importantes e nos dizem muito sobre o
emissor. A distância entre os interlocutores diz muito sobre a intimidade entre
eles, podem ser variados conforme grupos sociais e culturais. Os gestos que
podem acompanhar a comunicação verbal são controlados por normas sociais e os
modos. Gestos também podem indicar ansiedade, medo e apreensão.
Muitas
vezes as expressões, gestos, signos podem dizer coisas que estão por trás das
palavras. Durante uma comunicação verbal, se nos atermos aos gestos que o
interlocutor faz, podemos obter informações que
podem passar desapercebidas. Por exemplo, quando a pessoa não olha para
seu interlocutor, quando mostra poucas expressões faciais, quando fica
fisicamente afastado de seu interlocutor, podem mostrar posição defensiva. Como
também mudanças no tom da voz, respiração acelerada, aumento da respiração,
podem demonstrar que o interlocutor está mentindo.
A
comunicação visual é toda forma de comunicação que utiliza signos não verbais,
ou seja, usa componentes visuais para transmitir uma mensagem. O ser humano usa esta forma de comunicação
desde a pré-história, época em que representeavam artisticamente cenas do seu
cotidiano.
Rotineiramente,
estamos rodeados de informações visuais. As placas de transito, anúncios em outdoors, anúncios na TV, são exemplos
disso. Essa forma de transmissão da informação pode ser mais eficaz do que a
verbal por ser uma forma mais direta e por poder ser entendida por um grupo
maior de pessoas, porque para a compreensão deste tipo de informação não
necessita de um grau elevado de escolaridade. Sendo assim, a comunicação visual
atinge um maior número de pessoas por transmitir a informação de forma mais
direta, e deste modo é uma forma mais rápida de transmissão, pois é possível
associar facilmente uma imagem a um produto.
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário